Avaliação física: o que é, tipos e porque você deveria fazê-la

Primeiramente, avaliação física não é a mesma coisa que exame físico de aptidão.

O exame é feito por um profissional de saúde que informa se uma pessoa é capaz de fazer exercícios com segurança, sem que sua saúde ou integridade física sejam colocadas em risco.

Já a avaliação é feita por um professor de educação física e avalia diferentes características além das medidas e composição corporal. Ela sempre é pedida quando se inicia atividade física ou acompanhamento nutricional, visto que é muito importante para coletar dados e fazer comparações futuras.

Tipos de avaliação física

Bioimpedância

Bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, ou seja, a quantidade aproximada de músculo, água, osso e gordura. A avaliação é feita em balanças especiais que têm placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo, de modo a coletar as informações.

Com esse procedimento, além do peso atual, descobre-se também a quantidade de calorias que o corpo queima ao longo do dia, de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física.

Antropométrica

Essa avaliação é feita com auxílio de um adipometro ou compasso que mede as dobras cutâneas, de modo a fornecer a porcentagem de gordura corporal a partir nos milímetros obtidos. De acordo com muitos estudos esse é um dos métodos de avaliação mais fidedigno que existe.

Juntamente com a coleta das dobras cutâneas, o avaliador mede as circunferências corporais com fita métrica e aplica um protocolo para obter percentual de gordura e peso ideal para altura e idade.

Teste de força

Visa descobrir o índice de força muscular completo e geralmente é realizado em academias. Foca somente nas regiões abdominal e lombar, somando as pontuações de força e resistência indicadas pelo protocolo aplicado. Ao final, é descoberto de forma completa o índice de força.

Cardiorrespiratória

Esse tipo de avaliação mede como está o consumo de oxigênio e a capacidade cardíaca. Na academia, esse teste não pode chegar ao máximo de esforço, mas somente com um médico.

O resultado final obtido é a captação do volume máximo de oxigênio pelo organismo (VO2 máx), que quanto maior é, melhor é a capacidade cardiorrespiratória da pessoa. Isso é importante, já que índices baixos estão associados a aumento do risco de morte prematura e problemas cardiovasculares.

Por fim, siga sempre as orientações de pré-avaliação física e procure profissionais qualificados para os procedimentos.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde