Aumento das mamas em homens incomoda muito, mas há solução

A cirurgia plástica estética tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida por meio do aumento da autoestima. Isso faz que muitas pessoas busquem-a por diversos motivos, como gordura localizada, nariz grande, flacidez facial, entre outras. Porém, há algumas alterações que afetam mais ainda a autoestima, chegando a causar grandes constrangimentos, comprometer o aspecto emocional e interferir na vida social. O aumento das mamas em homens é uma delas.

Os famosos “peitinhos” são motivos de piada, bullying e grande constrangimento. Muitos garotos e homens adultos deixam de frequentar ambientes abertos, como praia, piscina, churrascos e até academia, para evitar a exposição vexatória por ter as mamas aumentadas de volume.

O que causa o aumento das mamas em homens?

As mamas são formadas por glândula e gordura, porém nos homens não costumam se desenvolver. Nos casos de ganho de peso, elas podem crescer devido ao aumento de gordura, o que é chamado de lipomastia ou pseudoginecomastia. Já quando a glândula se desenvolve, é denominada ginecomastia.

Para a ginecomastia se desenvolver, é necessário estímulo hormonal. Isso é comum na adolescência, quando em torno de 65% dos meninos apresentam algum crescimento da glândula mamária. Porém, a maioria volta ao normal sozinha. Apenas aproximadamente 7% dos meninos mantém a glândula depois de adultos.

Uso de hormônios, anabolizantes, problemas no fígado, distúrbios hormonais, alguns medicamentos e drogas podem também causar ginecomastia.

Como resolver o problema?

A notícia boa é que a ginecomastia e a lipomastia podem ser resolvidas por cirurgia de pequeno porte.

A parte gordurosa é tratada pela lipoaspiração. A glândula é geralmente retirada por uma incisão ao redor das aréolas, deixando uma cicatriz discreta. A anestesia costuma ser local e sedação, com alta no mesmo dia e retorno ao trabalho em 3 dias. Ou seja, operando na sexta, o paciente costuma voltar ao emprego na segunda feira.

O mais gratificante é ver o paciente depois da cirurgia referir que sua qualidade de vida mudou, que voltou a frequentar os ambientes que antes evitada sem sentir-se constrangido por isso.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde