10 atividades físicas para curtir o verão e manter a saúde

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Juliana Toma

DERMATOLOGISTA | CRM 156490

No verão, é natural que muitas pessoas saiam de férias ou aproveitem o recesso. Embora seja um momento propício à diversão, o tempo livre também pode ser aproveitado com a prática de atividades físicas.

Devido às altas temperaturas, é de bom grado apostar em modalidades que refrescam. A seguir, sugerimos dez delas para praticar sozinho ou com amigos e familiares.

Atividades físicas para curtir o verão

Natação

A natação é perfeita para os dias mais quentes, visto que alivia o calor. Garante alto gasto calórico, o que facilita o emagrecimento. Na atividade, o usuário trabalha os membros inferiores e melhora a respiração.

Acredita-se que cerca de 30 minutos na piscina gera redução de 260 calorias. Para fazer o exercício e não sentir dores musculares ou câimbras a dica é comer bem e não se esquecer do alongamento.

Surfe

Mais uma atividade que pode ser feita na água. O surfe é uma excelente opção para trabalhar o corpo. Com o exercício, é possível melhorar o equilíbrio, além de exercitar o braço e o tórax. Outro benefício do surfe é que ele permite melhorar em 85% a capacidade cardiorrespiratória.

Em uma hora de atividade é possível queimar até 600 calorias. Porém, não se esqueça de se hidratar bem antes e depois do exercício.

Stand up paddle

Com similaridade com o surfe, o stand up paddle apresenta benefícios parecidos. Com a atividade é possível tonificar a musculatura e ainda perder 350 calorias em apenas uma hora.

Caminhada

A caminhada é indicada para todos os tipos de pessoas, pois cada indivíduo pode variar a velocidade. Com a prática, é possível exercitar músculos e articulações, além de melhorar a circulação sanguínea. Em 30 minutos, pode ocorrer queima de 270 calorias.

Corrida

Nesse caso, a velocidade varia, portanto precisa de mais atenção. O risco de lesão é maior, já que existe impacto, que pode ser aliviado por exercícios de alongamento. A postura também precisa estar correta. Em uma hora, 500 calorias são eliminadas.

Ciclismo

O ciclismo tem boa influência no sistema cardiovascular e trabalha pernas e bumbum, assim como a coxa. Em meia hora o esportista pode perder até 126 calorias.

Altinho

Esse exercício é feito com duas pessoas e uma bola. A ideia é tocar a bola com os pés sem que ela caia.

O interessante da atividade é que ela trabalha panturrilhas, quadríceps, glúteos e abdômen.

Frescobol

O frescobol é bastante praticado na praia e trabalha todo o corpo. Outra característica é que ele também atua nas articulações e músculos. Para quem for praticar no sol, é importante não esquecer de proteger a pele.

Vôlei de praia

O vôlei de praia melhora o condicionamento físico e ainda trabalha o corpo. Cuidado com as quedas, pois o corpo sofre impacto e pode ocasionar lesões.

Futevôlei

Nesse esporte, a perda calórica é maior. Se trabalha diversos locais, como articulações, glúteo, panturrilha entre outros. Em uma brincadeira de uma hora é possível perder de 600 a 700 kcal.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Juliana Toma

Juliana Toma

Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com residência médica em dermatologia pela UNIFESP, pós-graduação em Oncologia Cutânea pelo Hospital Sírio Libanês e Fellowship em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. CRM 156490