Atividade física é capaz de tratar dor crônica: veja como

Ninguém consegue pensar em malhar quando está com dor na cabeça ou na coluna, porém é importante não perder essa ideia de vista pois ela pode aliviar tais incômodos.

Já está comprovado que o repouso não contribui para a melhora desses desconfortos e que a atividade física é capaz de evitar que eles se tornem crônicos, assim chamados por durarem mais de três meses, podendo se arrastar por anos ou até pela vida inteira.

Mas nada de treinar por conta própria, sob o risco de intensificar o problema. Primeiro, é preciso consultar um médico para que indique medicações e intervenções para bloquear a dor e, assim, permitir o início da atividade física, sempre com a orientação de um fisioterapeuta.

O treino pode ser aumentado gradativamente para fortalecer a musculatura das costas ou estimular o organismo a liberar substâncias analgésicas ao mesmo tempo em que o médico verifica a possibilidade de diminuir os remédios até que eles finalmente não sejam mais necessários.

Vale lembrar que o bem-estar sentido depois de se exercitar ainda contribui para diminuir a ansiedade e a depressão, distúrbios que estão intimamente relacionados aos quadros de dor.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde