Arroz e feijão engorda: mito ou verdade?

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Fabi Sabatini

NUTRICIONISTA | CRN 15100450

Quando a dupla mais querida da alimentação brasileira é prescrita em consultórios de nutrição, muitos pacientes perguntam “Arroz e feijão engorda?”. Minha resposta é “Como todos os dias e não ganho peso!”. Saiba o porquê:

Afinal, arroz e feijão engorda?

Antes de mais nada, é importante entender que precisamos comer as quantidades necessárias para nosso metabolismo. Isso significa que, se comermos mais do que necessitamos, vamos acabar estocando gordura.

Portanto, comer uma panela de arroz e feijão engorda, por mais que o alimento seja extremamente saudável.

Benefícios

Arroz e feijão é um prato clássico do brasileiro, e não é por menos: ele tem alta densidade nutritiva pois é cheio de vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras que deixam as células do corpo nutridas, cheias de energia, saudáveis e sem fome por cerca de três a quatro horas.

Portanto, certifique-se que está comendo uma porção de arroz e feijão adequada as suas necessidades nutricionais (por isso, é importante passar por uma consulta com nutricionista) e seja feliz com esse prato coringa.

Diversifique

Para tornar o consumo ainda mais diversificado, experimente variar os grãos, optando por lentilha, grão-de-bico e outros que têm quantidades diferentes de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos.

Viver saudável vai muito além de calorias e balança. Temos de aprender a ter uma relação boa com a comida, afinal ela é um dos prazeres da vida que está relacionado a laços sentimentais e sociais. Então, viva o arroz e feijão!

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde