Aplicação de botox: para que serve e como é feita?

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Juliana Toma

DERMATOLOGISTA | CRM 156490

Conforme pesquisa apresentada na Sociedade Americana de Dermatologia para a reunião anual de Cirurgia Dermatológica, em Chicago (EUA), aqueles que utilizaram a toxina botulínica demonstraram melhora progressiva das linhas de expressão. O estudo auxilia médicos ao oferecer orientações eficazes sobre o tratamento. Saiba mais sobre a aplicação de botox:

Para que serve?

Com o passar dos anos, é natural a diminuição da produção de fibras de colágeno e elastina. Por essas substâncias serem responsáveis pela elasticidade da pele, marcas de expressão e rugas ficam evidentes com sua redução.

Entretanto, devido à evolução da medicina estética, existem inúmeros procedimentos para amenizar esses problemas. A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, é um deles: pode elevar a tensão da pele e suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto.

O Botox foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 1992, com indicações para uso estético e terapêutico.

Ameniza rugas e marcas de expressão

O Botox pode ser utilizado esteticamente para amenizar as rugas e as linhas de expressão do rosto. No geral, o tratamento alivia rugas da testa, da glabela (espaço entre as sobrancelha), pés de galinha e da região dos olhos.

O tratamento é eficaz e gera resultados em até 48 horas após a aplicação.

Além disso, a substância pode ser aplicada ao redor dos lábios.

Previne rugas

As rugas podem aparecer por inúmeros fatores, como exposição solar exagerada, alimentação desbalanceada e também pelo tabagismo. No entanto, o fator mais importante é a contração natural exagerada dos músculos do rosto, ou seja, as famosas rugas de expressão.

O Botox funciona como bloqueador neuromuscular, de modo a transmitir estímulos dos neurônios para os músculos e impedir parcial ou totalmente a contração muscular.

Desta forma, o tratamento funciona de forma preventiva, visto que sem a contração muscular não existe formação de rugas.

Quem pode usar?

O ideal é que a aplicação de Botox ocorra a partir dos 25 anos de idade.

Como é feita a aplicação de Botox?

A toxina é injetada na terminação nervosa da região a ser tratada. Durante o processo, é utilizado anestésico tópico, portanto o paciente sente apenas levemente as picadas de agulha.

Para aplicação, o recomendado é procurar dermatologista ou cirurgiões-plásticos.

Contraindicações

A aplicação de Botox é contraindicada para pacientes que apresentam alergia a algum de seus componentes.

Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias não devem usar a substância.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Juliana Toma

Juliana Toma

Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com residência médica em dermatologia pela UNIFESP, pós-graduação em Oncologia Cutânea pelo Hospital Sírio Libanês e Fellowship em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. CRM 156490