Alimentação contra candidíase: o que comer para acabar com o problema?

Manter uma boa alimentação contra candidíase é essencial para tratar e evitar a doença, causada pelo fungo Candida albicans, que habita inofensivamente a pele, a boca e a flora vaginal, mas causa a infecção quando se reproduz em excesso.

O fungo se alimenta de glicose, então, se o sangue for rico em açúcar, ela vai se reproduzir e causar infecção. Veja algumas dicas para alimentação e cuidados necessários:

O que é candidíase?

Candidíase genital é uma infecção muito comum, principalmente em mulheres, embora homens também possam desenvolvê-la. É causada pelo aumento da população do fungo Candida albicans, que normalmente está presente na cavidade oral, no trato gastrointestinal e na flora da região íntima da mulher.

O problema é comum em grávidas e pessoas com o sistema imune enfraquecido pelo uso de antibióticos ou corticoides, problemas de saúde ou alterações hormonais (uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal ou menopausa).

É sabido que 75% das mulheres já passaram ou vão passar por um episódio de candidíase vulvovaginal e 40% delas têm candidíase recorrente.

Sintomas

  • Coceira na região genital
  • Ardência ou queimação (principalmente ao urinar ou durante o ato sexual)
  • Corrimento esbranquiçado e espesso, muitas vezes semelhante a leite talhado
  • Inchaço e vermelhidão da vulva

Tratamento

A terapia medicamentosa é sempre indicada pelos médicos, mas ela não trata a causa do problema (como baixa imunidade), apenas os sintomas, o que aumenta a chance de recorrência.

Se não mudarmos alguns hábitos alimentares durante o período de infecção e mantê-los para prevenção, vamos continuar alimentando o fungo candida albicans e favorecendo seu crescimento, além de aumentar a chance de recorrência e resistência aos medicamentos. ⠀

Alimentação contra candidíase

A candida albicans se alimenta de glicose, portanto enquanto seu sangue for rico em açúcar, ela vai se sentir em casa.

E adivinhe: os carboidratos absorvidos pelo organismo se transformam em GLICOSE! Assim, devemos restringir o consumo destes alimentos durante o tratamento da candidíase. A dieta Low Carb é uma ótima opção neste caso, apesar de não ser a única.

Alimentos para evitar

  • Doces em geral: mel, refrigerantes e sucos de fruta naturais e industrializados
  • Pão, macarrão, arroz branco, biscoitos, bolos e farinha de trigo branca em geral
  • Leite e queijos
  • Bebidas alcoólicas e café
  • Frutas com alto índice glicêmico ou muito maduras ou doces (frutas secas, banana, mamão, manga, melancia e caqui)
  • Oleaginosas

Invista em

Tenha em mente que, durante o tratamento, o desejo de comer doces e carboidratos refinados vai aumentar, pois os fungos são espertos e vão produzir e liberar substâncias que despertam em nós a vontade de consumir os alimentos úteis à sua sobrevivência. Portanto, seja paciente, mantenha a disciplina e se livre do desconforto!

Lembre-se: você pode gostar muito de doces, mas gosta ainda mais de parar de se coçar e viver em paz.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde