“Saúde começa pela boca” não é um simples clichê

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Dr. Marasca

CIRURGIÃO-DENTISTA | CRO 28214

Vamos falar sobre a velha e batida frase: “a saúde começa pela boca”. Quem nunca ouviu? As mães martelam na cabeça dos filhos, os professores reforçam a importância da higiene bucal nas escolas e os dentistas com seus pacientes não ficam atrás… Mas, não se trata de um clichê e, sim, da mais pura verdade.

Assim como o sorriso é o cartão de vistas do rosto, a boca é o centro de tudo, ou seja, a porta de entrada para o organismo. Ela merece todo o cuidado e atenção, inclusive na prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Um foco infeccioso, por exemplo, por menor que seja, provoca o aumento da defesa orgânica no sangue, o que atrapalha diversos processos, como tentativa de engravidar, por exemplo. Já ouviram falar de pessoas que tiveram problemas cardíacos em decorrência de uma infecção no dente? Acontece e é bastante perigoso.

O que recomendo é que não se procure o dentista apenas quando há um problema e, sim, periodicamente. Há um protocolo em meu consultório em que se fala de quatro em quatro meses. Trata-se do período ideal mesmo, sem exageros, já que prevenir é sempre melhor. Saúde e equilíbrio dependem de pequenas atitudes.

Já recebi em meu consultório pacientes cujas queixas eram as mais diversas, porém, resolvendo-se o foco infeccioso no dente, o organismo se estabilizava e os outros problemas de saúde simplesmente desapareciam. Isso pode incluir até quadros depressivos.

Dicas básicas de cuidado e higiene

Uso de fio dental, escovas macias e pasta dental de preferência sem flúor fazem parte dos cuidados básicos. Não ignore a escovação da língua e dê preferência a uma dieta saudável e prática de atividades físicas.

Quando for escovar os dentes, o ideal é que se aguarde pelo menos 15 minutos após a refeição, para que o PH da boca se estabilize. Por fim, deixe de lado os enxaguantes bucais, a não ser eventualmente. Por fim, balas para melhorarem o hálito podem piorar o quadro.

Não espere os problemas se agravarem, se cuide e visite um dentista.

Leia mais

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde