Vinho e exercícios: combinação para deixar o coração saudável

Atualizado em 29 de outubro de 2019

|

POR Redação

Que o vinho faz bem para a saúde você está cansado de saber e inúmeros estudos já demonstraram que a bebida realmente é boa para o coração. No entanto, de acordo com uma nova pesquisa realizada no Hospital Universitário Palacký (Republica Checa) e chamada de In Vino Veritas, a bebida só é benéfica para o coração quando associada a exercícios físicos.

Durante o estudo, 146 participantes tomaram vinho, sendo controlados, durante um ano, os efeitos nos marcadores cardíacos dos voluntários, como as taxas de colesterol, por exemplo. Os homens participantes beberam de dois a dois copos e meio da bebida diariamente, cinco vezes por semana, enquanto que as mulheres ingeriram de um a dois copos com a mesma frequência. Metade dos indivíduos bebeu vinho tinto e a outra metade, branco. E também houve o controle das dietas e das atividades físicas dos voluntários.

Os resultados mostraram que beber vinho, apenas, não afeta os níveis de colesterol, glicemia, triglicérides e níveis de marcadores inflamatórios como a proteína C-reativa. O benefício da bebida só é observado quando você se exercita ao menos duas vezes por semana. Nessas condições há uma melhora significativa nos níveis de colesterol, já que o HDL (bom colesterol) aumentou e o LDL (mau colesterol), diminuiu.