Salada no pote: 4 dicas para montar a sua

16 de outubro de 2017

|

POR Redação

Boa opção para quem não quer fugir da dieta – ou para os preguiçosos de plantão –, a salada no pote tem como objetivo substituir uma refeição mantendo o seu cardápio saudável.

Ela é literalmente o que o nome diz: uma salada que vem dentro de um pote de vidro e que tem tudo o que a salada tradicional já tem, só que com a praticidade de poder levá-la para qualquer lugar e não deixar a boa alimentação de lado.

É possível fazer porções para até três dias, mas antes de começar é interessante seguir algumas dicas básicas. Confira abaixo:

Como montar uma salada no pote?

Siga estes quatro passos e veja como é simples montar a sua.

1. Aposte no vidro

Nada de recipiente plástico ou de alumínio: na salada no pote, o vidro é fundamental. “Diferentemente de outras vasilhas, o vidro não possui bisfenol A, substância tóxica que pode aparecer com a variação de temperatura e causar problemas de saúde como a diabetes ou até câncer”, diz Amanda Gatte, nutricionista do Studio Eko, em São Paulo.

2. Acerte na escolha dos ingredientes

Não são todos os alimentos que aguentam o tranco de passar alguns dias na geladeira. “É indicado evitar alimentos como batata palha, que amolece com rapidez”.

Curte queijos? Esses aí também precisam de uma atenção especial. “Eles azedam fácil, então é bom acrescentá-los apenas ao pote que irá ser consumido no dia”. Já para os molhos, aposte no azeite e mostarda. “Porque eles não mudam sua propriedade mesmo depois de três dias refrigerados”, explica Amanda.

3. Capriche na montagem

Na hora de rechear seu pote vale dividi-lo em três partes. Comece a montagem pelo fundo, seguindo o passo a passo abaixo, que é super simples:

  • Reserve o fundo para o molho. Vale os já citados — azeite e mostarda –, além de iogurte.
  • No meio, entram os ingredientes mais pesados, como proteínas — frango é uma boa opção –, além de grãos e legumes.
  • Já o topo é reservado para as folhas (agrião, alface, rúcula).

4. Potencialize o sabor

A ideia é comer no recipiente, então não faça cerimônias na hora de chacoalhar o pote. “É dessa forma que você consegue que o molho presente no fundo do pote tempere toda a salada”. Mas atenção com a quantidade. “Para que os alimentos se misturem, o pote não pode estar muito cheio”. Procure deixar um dedo de folga entre a última folha e a boca do pote.

Receita de salada no pote

Gostou da ideia de montar a sua salada direto num pote? Abaixo, separamos uma receita de molho para você já planejar as suas refeições da próxima semana. Confira!

Salada no pote com molho pesto

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão;
  • ¼ xícara (chá) de castanha de caju;
  • 1 dente de alho;
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
  • ¼ xícara (chá) de azeite;
  • 1 cubo de gelo;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

No liquidificador, junte as folhas de manjericão, a castanha de caju, o alho, azeite, queijo e o cubo de gelo. Bata até triturar o gelo e a castanha. Tempere com sal e pimenta.

 

 

Fonte: Amanda Gatte, nutricionista do Studio Eko, em São Paulo