As melhores folhas verdes escuras e claras: conheça todos os benefícios

02 de abril de 2018 ● POR Patrícia Beloni

Nem todo mundo é chegado em salada, mas não se pode negar os inúmeros benefícios que as folhas verdes podem proporcionar à saúde. Se utilizadas do jeito certo na cozinha, elas não só se tornam deliciosos acompanhamentos para as refeições como também atuam como verdadeiros remédios naturais.

Mas você sabe escolher as melhores folhas verdes? Sejam claras ou escuras, todas são ricas em diversos nutrientes essenciais para a nossa alimentação e para a prevenção de doenças. Além, é claro, de possuírem pouquíssimas calorias.

Segundo a nutricionista Orion Araújo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a verdade é que não existe uma melhor que a outra. A diferença entre elas está justamente na sua composição nutricional.

Todas, porém, compartilham propriedades semelhantes: fibras, antioxidantes, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A, K e do complexo B. 

Ainda de acordo com a profissional, o ideal é sejam consumidas até duas opções de folhosos por dia. A escolha, porém, fica a seu critério.

Então, para ajudar, separamos abaixo os benefícios das melhores folhas verdes escuras e claras — todas muito fáceis de serem encontradas nos supermercados. Confira!

Folhas verdes escuras

Couve

A couve é rica em fibras, ferro, vitaminas do complexo B, K, A, cálcio, magnésio, fósforo e fitoquímicos, como os glicosinolatos. Por isso, é uma excelente verdura para tratar prisão de ventre, anemia, gastrite e até mesmo câimbra.

Além disso, por ser fonte de fitoquímicos, também combate os radicais livres que oxidam as células do corpo, provocam envelhecimento precoce e aumentam as chances de câncer.

>> Benefícios da couve e 3 receitas para você experimentar

Espinafre

O espinafre é recheado de fibras, carotenoides (como o betacaroteno, luteína, zeaxantina), ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, zinco e potássio.

Ele também tem ação anti-inflamatória e anticancerígena, devido ao seu alto teor de fitoquímicos. Por ser rico em fibras, também ajuda no emagrecimento, reduz a constipação, controla a diabetes e ajuda a diminuir os índices de colesterol ruim (LDL).

>> Benefícios do espinafre: vegetal previne queda de cabelo e alivia dores

Chicória

A chicória é uma folha rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Por tudo isso, ela ajuda a promover o funcionamento adequado do intestino.

Também possui propriedades diuréticas, ajudando no tratamento de infecções no trato urinário e na prevenção de pedras nos rins.

Agrião

O agrião é muito rico em fibras, ácido fólico, antioxidantes e nas vitaminas A, C e K. A folha, de gosto mais amargo, ainda possui propriedades expectorante, adstringente e digestiva. Deve ser consumida com o caule.

Rúcula

A rúcula é rica em fibras, antioxidantes, cálcio e em vitaminas A, C e K. Por ser fonte de fibras, ela provoca maior sensação de saciedade (o que também contribui para a perda de peso).

Além disso, é ótima para prisão de ventre e para pessoas que têm diabetes. Por fim, ainda reduz o colesterol.

>> Benefícios da rúcula: verdura previne osteoporose e protege os olhos

Almeirão

O almeirão possui fibras, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas A, C e do complexo B. Assim como a alface, é fonte de lactucina, uma substância que serve como um “analgésico” natural e que ajuda a acalmar o organismo.

Acelga

A acelga é uma folha verde rica em fibras, antioxidantes, magnésio, potássio, ferro, vitaminas K, A, C e E. Tem propriedades anti-inflamatórias e anti-hipertensivas — ideal para quem sofre com problemas de pressão alta.

Folhas verdes claras

Alface

Talvez uma das folhas mais consumidas no mundo todo, a alface é tida como um calmante natural, pois age contra o estresse, evita a fadiga muscular e alivia dores musculares.

Isso porque ela é rica em lactucina e magnésio, substâncias que ajudam na melhora desses sintomas.

Por sua vez, a alface roxa é rica em antocianinas, um tipo de antioxidante que previne doenças cardiovasculares e que, como tal, também atua no combate aos radicais livres do corpo.

Repolho

O repolho é rico em vitaminas A, C, E, K e do complexo B, além de cálcio, fósforo e selênio. É fonte de fibras e substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o que também o torna um excelente aliado do sistema imunológico.

Traz também diversos benefícios para nosso sistema nervoso central e atua para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Escarola

A escarola é recheada de fibras, antioxidantes, cálcio, ferro, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, C, E e K.

Por ser fonte de fibras, ajuda no emagrecimento, na prisão de ventre, controle da diabetes e na redução do colesterol ruim. Também é um excelente aliado da saúde dos ossos e dos atletas, pois ajuda a ter mais energia para o treino.

Folha de mostarda

A folha de mostarda é rica em fibras, antioxidantes, ácido fólico e nas vitaminas A, C e K.

É uma ótima opção para ajudar na prevenção de doenças do fígado, além de contribuir para uma digestão melhor também.

Endívia

A endívia, por fim, também é cheia de fibras, potássio, cálcio, ferro, ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B.

Tem ação depurativa (ou seja, elimina as toxinas presentes no organismo), diurética e ainda é protetora do sistema cardiovascular.