Manteiga ghee: conheça os benefícios e como preparar

22 de novembro de 2018

|

POR Gabriele Amorim

A procura por alternativas menos nocivas à saúde tem se tornado cada vez maior, fazendo com que pessoas busquem adaptar os ingredientes utilizados no dia a dia. Exemplo disso é a manteiga ghee, que além de ser uma ótima opção aos intolerantes à lactose, também atende aos que buscam consumir gorduras mais saudáveis. Conheça mais sobre suas propriedades e como preparar.

O que é?

A manteiga ghee, também conhecida como manteiga clarificada, é extraída do leite de vaca ou búfala e, em seu cozimento, se desfaz dos resíduos lácteos, proteicos e da umidade, resultando em apenas uma gordura pura de sabor amendoado.

Benefícios da manteiga ghee

A nutricionista Andrea Marim, entre os diversos benefícios do produto, destaca os seguintes:

  • Resistência à temperatura: pode ser utilizada em diversas preparações e armazenada sem refrigeração;
  • Redução de reações alérgicas: pode ser consumida por indivíduos com intolerância à lactose ou sensibilidade a outras proteínas do leite;
  • Rica em ácidos graxos: como o ômega 3, que auxilia na redução do colesterol ruim;
  • Grande concentração de ácido butírico: melhora inflamações do corpo, principalmente as intestinais;
  • Fonte de vitaminas lipossolúveis: como A, D, E e K.

É saudável em relação a outros tipos de manteiga?

A manteiga ghee é mais saudável em relação à manteiga comum ou margarina por não apresentar resíduos lácteos, além de possuir maior teor de vitaminas.

“Também tem os benefícios anti-inflamatórios e digestivos, que são bons aliados ao bom funcionamento do organismo como um todo”, afirma a especialista.

Como usar?

O produto pode ser utilizado em alimentos e preparações que requerem o uso de óleo ou da manteiga comum.

Normalmente, a substituição de um ingrediente gorduroso por manteiga ghee não altera o resultado final da receita.

Qual a relação com o bulletproof coffee?

“Café à prova de balas”, o bulletproof coffee é uma mistura de um café de qualidade, manteiga ghee e óleo de óleo de coco.

A bebida promete fornecer aceleração física e mental rápida, além de manter o organismo bem alimentado, reduzindo a fome e aumentando a queima de gordura. Contudo, é contraindicada para pessoas com colesterol alto e problemas gástricos.

Contraindicações

Segundo a nutricionista, pessoas que precisam de controle de peso ou estão em processo de emagrecimento precisam se atentar, pois o produto não deixa de ser um tipo de gordura e 1 colher de sopa possui 112 calorias. Além disso, indivíduos com alta taxa de

Onde comprar e quanto custa?

Se preferir comprar ao invés de preparar a receita de manteiga ghee, é possível encontrá-la pronta para consumo em lojas de produtos naturais.

A embalagem com 200 gramas custa em média R$30,00.

Receita de manteiga ghee

Ingrediente

  • 500 gramas de manteiga sem sal cortada em cubos

Modo de preparo

Leve a manteiga em uma panela ao fogo médio. Assim que o conteúdo derreter, retire a espuma formada, utilizando uma espumadeira ou uma peneira fina. Assim que todos os resíduos sólidos da manteiga descerem até o fundo da panela e começarem a dourar, desligue o fogo.

Coe todo o conteúdo e armazene em um recipiente de vidro higienizado com tampa. E é isso, sua manteiga saudável está pronta.