Aprenda a lavar legumes e verduras corretamente: método eficiente

23 de maio de 2019

|

POR Gabriele Amorim

Chegar do mercado ou da feira e lavar legumes e verduras, antes mesmo de guardá-los, é uma boa tática para evitar a correria do dia a dia e garantir o consumo desses alimentos durante a semana. Por isso, ensinamos um método eficiente e fácil. Aprenda:

Método correto para lavar legumes e verduras

Existe uma forma correta de lavar legumes e verduras, que inclusive é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para que todos os micro-organismos nocivos à saúde sejam eliminados efetivamente.

A nutricionista Veronica Laino ensina, em seu canal no YouTube:

Higienização

A técnica consiste basicamente em deixar legumes e verduras de molho por dez minutos em uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.

A água sanitária utilizada no processo deve ser somente composta por hipoclorito de sódio e pode ser encontrada facilmente em mercados e lojas de produtos de limpeza.

Veja o passo a passo para cada tipo de alimento:

Legumes

  1. Deixar de molho na mistura com água sanitária por dez minutos
  2. Enxaguar em água corrente
  3. Escorrer o máximo de líquido possível
  4. Secar cada um dos legumes com o auxílio de um pano de prato limpo ou folhas de papel toalha

Verduras

  1. Lavar cada folha das verduras em água corrente para retirar terra e insetos
  2. Deixar de molho na solução com água sanitária, adicionando uma colher de sopa de vinagre para cada litro para ajudar a desgrudar os insetos
  3. Enxaguar em água corrente
  4. Escorrer o máximo de água possível
  5. Secar cada uma das folhas das verduras com pano de prato limpo ou papel toalha

Como armazenar

Os alimentos devem ser armazenados na geladeira para durarem mais tempo. O ideal é que isso ocorra em vasilhas de plástico ou vidro, bem como sacos plásticos próprios para geladeira.

Outra dica é apostar na técnica de branqueamento dos alimentos, que permite congelá-los sem perder propriedades nutricionais.

No caso das verduras, deve-se colocar uma folha de papel toalha entre um punhado e outro de folhas, a fim de mantê-las sempre secas e frescas. Quando o papel toalha estiver molhado, é só trocá-lo e repetir o processo.