Veja o que comer no Natal e no Ano-Novo para não engordar

20 de dezembro de 2018

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Nas festas de fim de ano, dias e noites são repletos de comidas deliciosas e muitas vezes são calóricas. Porém, não é necessário se privar de todos os prazeres gastronômicos desta época para manter a forma em dia: a nutricionista Carla Estrela separou 7 dicas certeiras sobre o que comer no Natal e no Ano-novo para não engordar. Aproveite!

O que comer no Natal e no Ano-Novo para não engordar

 

alimentação saudável

Foxys Forest Manufacture/Shutterstock

Água com gás + suco de frutas

Ao invés do refrigerante, opte por beber água com gás e sucos de frutas nas festividades.

“Deste modo, você troca o excesso de açúcar por nutrientes. Um exemplo que fica uma delícia é o suco integral de uva com água com gás”, recomenda a nutricionista.

Petiscos saudáveis

Petiscos são sempre ótimas opções para matar a fome até a hora da ceia.

“Uma alternativa saudável e bonita aos olhos é o palitinho de tomatinho cereja, muçarela de búfala em bolinhas ou queijo branco em cubos, azeitonas pretas e folhas de manjericão. Para finalizar, vale temperar com limão e azeite”, explica.

Bacalhau com batatas e vegetais

O bacalhau com batatas e vegetais é um prato principal muito saboroso e saudável, assim como o lombo de porco, o peru, o chester ou o frango.

Opte por preparações assadas e dispense a pele no preparo, pois é muito calórica.

Farofa incrementada

A farofa não pode faltar nas festas de fim de ano, então vale deixá-la mais nutritiva. Aposte em incrementá-la com cebola, cenoura ralada, e tomate picadinho, ingredientes suficientes para umedecer a preparação sem que seja necessário colocar gorduras para tal.

Verduras e hortaliças

Verduras e hortaliças são ricas em fibras, ajudam na saciedade e têm baixo valor calórico.

“O ideal é iniciar a refeição com um prato de salada, assim você se sacia e consegue aproveitar as demais opções com moderação e equilíbrio”, explica Carla Estrela.

Frutas secas

Dê preferência às frutas frescas, que são ricas em fibras e acrescentam vitaminas e minerais para o corpo sem prejudicar a alimentação.

Doces lights

Se você não consegue abrir mão de um docinho, basta optar por ingredientes desnatados para as preparações.

7 dicas para passar um fim de ano mais saudável

Independente da época, para manter o peso é preciso aproveitar tudo, sem exagerar.

Veja algumas dicas:

1. Se exercite

Não deixe de se exercitar, já que os exercícios são fundamentais para que o metabolismo funcione a pleno vapor e ajude a queimar os excessos cometidos.

2. Faça lanches leves

Antes de sair para as festas, faça um lanche leve, como um shake ou smoothie, para sentir saciedade e evita exageros nos petiscos.

3. Coma proteínas e vegetais para a saciedade

A dica é ingerir primeiramente proteínas que promovem saciedade, e na sequência, não economizar nos vegetais de baixas calorias.

4. Beba bastante água

É fundamental se hidratar pois a sede pode ser confundida com a fome.

Além disso, água ajuda a afastar a fome.

5. Não exagere na bebida alcoólica

Além de te render uma bela ressaca no dia seguinte, a bebida alcoólica é altamente calórica. Para driblá-la, vale alterná-la com um copo de água.

6. Não pule o café da manhã

É importante não pular o café da manhã no dia seguinte, mesmo que você vá para algum lugar e precise sair cedo.

Além de ser uma maneira de manter o metabolismo acelerado, se alimentar logo pela manhã é uma forma de manter o corpo saciado e não exagerar nas refeições ao longo do dia.

7. Durma bem

É fundamental ter uma boa noite de sono para manter a velocidade do metabolismo regulada, então procure respeitar as 8 horas que são recomendadas.

Fontes

Nutricionista Carla Estrela, da Chefinho Gourmet – CRN 06100268