Chá de orégano: benefícios vão desde digestão até prevenção de câncer

04 de outubro de 2018

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Orégano é um dos principais temperos do Brasil, já que apresenta diversas propriedades benéficas, como vitaminas A, C e do complexo Bômega-3, zinco, magnésio, cálcio e potássio. Uma boa opção de preparo para usufruir de todas essas características é o chá de orégano.

A infusão fornece bons resultados para a saúde e o bem-estar, que vão desde melhora na digestão e fortalecimento do sistema imunológico até redução do risco de câncer. Saiba mais sobre o chá de orégano e todos os seus benefícios.

Para que serve chá de orégano?

Os benefícios do chá de orégano incluem ação anti inflamatória, antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, combate aos fungos e bactérias e estímulo à digestão.

“Essa infusão ainda reduz níveis de colesterol alto e estimula a digestão, pois é rica em fibras. Por conter carvacrol e timol, tem o poder de combater fungos e bactérias que podem causar infecções no organismo, como gripes. Rico em betacaroteno, ainda fortalece o sistema imunológico e protege o corpo de diversas doenças”, conta a nutricionista Vanessa Caluete, da LC Restaurantes.

Seus principais benefícios são:

  • Auxilia no tratamento de asma
  • Reduz o risco de câncer colorretal
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ajuda a diminuir cólicas menstruais
  • Regula a menstruação
  • Estimula a digestão
  • Reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares
  • Combate inflamações
  • Age contra fungos e bactérias

Chá de orégano emagrece?

 

se pesando

stockvisual/Getty Images

O chá de orégano é um ótimo facilitador do emagrecimento, afinal, essa erva apresenta carvacrol em sua composição, uma substância que ajuda a reduzir a inflamação nos tecidos adiposos e diminuir inchaços. Também possui fibras, que prolongam a saciedade.

Contudo, a perda ou o ganho de peso não estão relacionados exclusivamente ao chá, visto que ele apenas contribui com o emagrecimento se for associado a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas.

Faz a menstruação descer?

Além de o chá amenizar as dores causadas por cólicas menstruais, seu consumo regular contribui com a regulação do ciclo menstrual.

Chá de orégano é bom para candidíase?

Essa infusão é uma ótima opção contra a candidíase, infecção por fungo que causa coceira nas partes íntimas. Isso acontece já que o orégano possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que auxiliam no tratamento da condição.

E para tosse?

O chá possui agentes antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

“O carvacrol e flavonoides presentes no orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão. Eles limpam o trato respiratório e aliviam as tosses”, explica Vanessa.

É perigoso para grávidas? Pode causar aborto?

Não é indicado o uso de chás durante a gestação. Algumas ervas e especiarias podem ser abortivas ou até mesmo tóxicas. Apenas em casos específicos, o nutricionista prescreverá chás digestivos ou calmantes”, esclarece a nutricionista.

É importante consumir qualquer substância somente com orientação profissional.

Como fazer chá de orégano?

 

orégano

Corinna John/Getty Images

Receita de chá de orégano seco

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de orégano secas
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo

Aqueça a água até ferver, desligue. Em uma xícara com as folhas de orégano, acrescente a água, tampe e deixe abafar. Quando estiver morno ou frio, beba.

Receita de chá de folhas de orégano frescas

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas de orégano
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo

Ferva a água. Então, coloque as folhas de orégano no fundo da xícara, cubra com água, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Quando amornar sirva sem adoçar.

Como consumir?

O consumo do chá de orégano pode ocorrer de 2 a 3 vezes ao dia. Porém, o ideal é buscar orientação de um nutricionista para receber indicações precisas de quantidade.