Chá de cavalinha: opção ajuda a desintoxicar e emagrecer

28 de setembro de 2018

|

POR Bruno Botelho dos Santos

As infusões de ervas podem ser uma ótima opção natural para ajudar (e muito) a saúde e o bem-estar. Dentre eles, há o chá de cavalinha, uma planta medicinal com potencial terapêutico por conter diversos nutrientes, como vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, entre outros. Saiba mais sobre esta bebida e todos os seus benefícios.

Para que serve chá de cavalinha

A cavalinha pode ser encontrada em forma de chá ou extrato e apresenta diversos benefícios para a saúde e bem-estar.

“Ela tem importante potencial anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, além de ação diurética, anti-hemorrágica e antianêmica. Seu uso medicinal se dá também para o tratamento de doenças reumáticas, cálculos renais e demais infecções do trato urinário”, conta a nutricionista Laís Gomes, da Aliança Instituto de Oncologia.

Os benefícios do chá de cavalinha podem ajudar a combater:

Chá de cavalinha emagrece?

 

pesando

Um dos principais motivos da procura por esta bebida é a sua relação com o emagrecimento. Saiba que, sim, o chá de cavalinha emagrece. Ele funciona como uma drenagem linfática natural no corpo pois expulsa o excesso de água, mantém sais minerais essenciais e alivia inchaço.

“A cavalinha, por seu efeito anti-inflamatório, antioxidante e diurético é um importante auxílio na perda de peso, especialmente quando associada à alimentação saudável e à realização de atividade física”, explica a nutricionista.

A ação diurética – que faz com que os rins funcionem melhor e eliminem líquidos do organismo – é proporcionada já que possui em sua composição há elementos funcionais, como as saponinas e os flavonoides. Isso, aliado ao fato de a cavalinha ser rica em minerais, causa a eliminação de substâncias tóxicas.

Contudo, o resultado dependerá principalmente de outros fatores, como alimentação saudável e prática de exercícios, já que nenhuma erva por si só faz milagre.

Como devo consumir chá de cavalinha?

A quantidade sugerida de chá de cavalinha é de 2 a 3 xícaras de chá ao dia, de preferência após as principais refeições, como o almoço e a janta. Todavia, o ideal é buscar orientação de um nutricionista para receber indicações precisas.

Caso você já faça uso de outro tipo de chá durante esse período, pode tomar o de cavalinha após os lanches da tarde.

Como fazer?

É necessário 500 ml de água para cada 2 colheres de sopa de cavalinha.

É bem simples preparar o chá: coloque os 500 ml de água em uma chaleira e ferva. Desligue o fogo e coloque a cavalinha. Abafe por cerca de 5 minutos e coe. Beba todo o líquido ao longo do dia.

Contraindicações

O chá não deve ser consumido por:

  • Grávidas ou mulheres que estejam amamentando
  • Pessoas com pressão baixa
  • Pessoas com deficiência de vitamina B1 ou com risco de desenvolver deficiência de potássio

Efeitos colaterais

Grandes quantidades também podem trazer malefícios, como diarreia, dores de cabeça e desidratação.