Brócolis ajuda a emagrecer e previne envelhecimento

03 de outubro de 2017

|

POR Marina Zyrianoff

O brócolis é um dos alimentos que mais trazem benefícios quando incluído na alimentação. Além de versátil, já que pode ser consumido de diversas formas, o brócolis também ajuda a emagrecer, faz bem para o coração, o pulmão, o trato digestivo e até para o cérebro.

Só que além de prevenir doenças e ajudar na perda de peso, o brócolis também é um forte aliado contra o envelhecimento precoce. Abaixo, separamos algumas dicas de consumo do brócolis e falamos um pouco mais sobre seus maiores benefícios.

Brócolis ajuda a emagrecer

Por ser muito rico em diversos nutrientes e vitaminas e muito pouco calórico, o brócolis é um dos alimentos mais recomendados por nutricionistas para pessoas que querem emagrecer. O fato de conter nutrientes que aceleram o metabolismo e facilitam a quebra de células adiposas, como cálcio e crômio, também ajuda na perda de peso.

Para se ter uma ideia, um copo de brócolis cru tem somente 30 calorias, enquanto que a mesma porção do vegetal cozido tem 54 calorias.

O brócolis é permitido em diversas dietas balanceadas e seu consumo, seja cru ou cozido, rende mais do que toda a quantidade diária recomendada de vitamina C e vitamina K, por exemplo.

Fora isso, por também ser riquíssimo em fibras, seu consumo também provoca maior sensação de saciedade — o que é ótimo para quem quer perder alguns quilinhos.

Brócolis previne doenças

Colocar brócolis no prato pode ajudar a proteger o corpo contra doenças dos mais variados tipos, do câncer ao Alzheimer. Isso porque o vegetal é rico em inúmeros nutrientes e em antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e em ácido fólico, que mantém o bom funcionamento do cérebro e combate células cancerígenas.

Outros nutrientes, como cobre, fósforo, selênio, zinco e as vitaminas A, B, C e K também ajudam a regular a atividade de diversos órgãos, contribuindo para a prevenção de doenças nas articulações, problemas de pele, infecções, doenças gástricas, anemia, problemas cardíacos e até complicações da diabetes.

Brócolis retarda o envelhecimento

Especialmente por ser muito rico em vitamina C, que é um antioxidante natural, o brócolis também ajuda a reduzir e combater danos causados por raios solares e até pela poluição.

No longo prazo, esses fatores costumam dar aspecto mais envelhecido para a pele, contribuindo para o surgimento de rugas e para uma textura mais enrugada da derme. Segundo diversas pesquisas, o consumo de brócolis ajuda a combater esses problemas, uma vez que a vitamina C tem papel fundamental na produção de colágeno.

Outras substâncias benéficas, como vitamina A e vitamina E, também ajudam a manter a pele com aspecto sempre saudável.

Como brócolis pode ser consumido?

O vegetal pode ser incluído na sua alimentação de diversas maneiras.

  • Cru, em saladas;
  • Cozido ou grelhado como acompanhamento;
  • Misturado com arroz, massas, sopas ou folhados;
  • Refogado;

Para manter seus componentes nutricionais e todas as propriedades benéficas à saúde, o ideal é que o brócolis seja cozido sempre no vapor.

Existem diversas receitas muito saborosas em que ele pode ser acrescentado. Confira abaixo uma que nós separamos:

Receita de bolinho de arroz com brócolis

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz branco cozido
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • 3 ovos rapidamente batidos
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de brócolis já cozido e picado
  • Salsa fresca picada, pimenta e sal a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa tigela, misture todos os ingredientes e mexa bastante com uma colher até formar uma massa com liga. Faça bolinhos com a massa e asse em forma retangular por 20 minutos.

Depois, é só servi-los bem quentinhos com o molho de pimenta da sua preferência.