Os benefícios do suco de laranja para quem se exercita

Atualizado em 11 de setembro de 2018

|

POR Redação

O suco de laranja é uma bebida rica em flavonoides — substâncias que ajudam a diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom) — e que possui uma grande quantidade de vitaminas C e carboidratos.

>> Confiram também: outros alimentos ricos em vitamina C

Só isso já torna o suco uma opção extremamente nutritiva para todo mundo, certo? Mas saiba que essas vantagens nutricionais são ainda melhores para quem pratica atividade física. O porquê disso você confere abaixo:

Por que suco de laranja é bom para quem faz exercícios?

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) conduziram um estudo sobre a relação entre o suco de laranja e a prática de atividades físicas.

Como resultado, eles descobriram que mulheres que ingeriram 500 ml de suco de laranja e depois saíram para caminhar tiveram uma concentração 37% menor de ácido lático no sangue do que as que permaneceram paradas depois de beber o suco.

O grupo das mulheres que viram a quantidade de ácido lático diminuir na corrente sanguínea também apresentou uma fadiga corporal menor, aumento de 18% no colesterol bom e redução de 15% no colesterol ruim.

Estes resultados, portanto, indicam que o suco de laranja associado ao exercício pode também ser um potente alimento para prevenir as doenças cardiovasculares.

Melhora o desempenho?

Quando falamos de atletas ou de praticantes de atividade física moderada ou intensa, estamos falando de pessoas que necessitam repor a energia e o líquido perdido durante a prática do exercício e poupar as proteínas corporais.

Assim, o suco de laranja pode ser um excelente recurso ergogênico para melhorar o desempenho da atividade física — ou seja, fornecer carboidratos para o corpo transformar em energia ou estocar na forma de glicogênio (energia para o trabalho muscular).

Então, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, o suco de laranja também pode ser um ótimo repositor energético e re-hidratante corporal, ideal após a prática de exercício físico.

Age contra os radicais livres

Outro benefício importante é o poder antioxidante do suco de laranja.

Quando praticamos exercícios, nosso corpo produz radicais livres. Por ser rico em vitamina C, a bebida é também considerada um poderoso antioxidante — que ajuda o nosso organismo a se livrar dos radicais livres que prejudicam a performance esportiva e até a hipertrofia muscular.

 

Este artigo é assinado por Nancy Preising Bonifácio. Graduada em Educação Física pela Universidade do ABC (FEC) – São Caetano do Sul (SP). Mestre em Alimentos e Nutrição, Área da Saúde e Atividade Física – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP – Campus de Araraquara (SP). Doutora em Ciências Nutricionais, Área da Saúde Humana – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP – Campus de Araraquara (SP).
E-mail: nancypreising@yahoo.com.br