Bebidas alcoólicas: qual você acha que engorda mais?

Atualizado em 28 de agosto de 2018

|

POR Redação

As bebidas alcoólicas estão presentes no dia a dia de muitas pessoas. Enquanto alguns bebem diariamente, outros as consomem somente em determinadas ocasiões.

De toda forma, é consenso entre especialistas que o ideal para os apreciadores de bebidas é não exagerar e tomar cuidado para que não se torne um hábito.

Como as bebidas alcoólicas são metabolizadas?

Isso porque as bebidas alcoólicas não são exatamente saudáveis. Há estudos que mostram que uma taça de vinho ou um copo de cerveja por dia podem trazer benefícios à saúde, mas não é algo que eventualmente possa fazer falta na dieta de uma pessoa que cuida muito bem da saúde.

Algumas das vantagens que o álcool traz não são exclusividade dele. Por exemplo: por mais que esse tipo de bebida ajude na prevenção de infartos — se consumidos com moderação, claro –, vários outros alimentos também fazem isso, como peixes, oleaginosas e alguns vegetais.

O problema das bebidas alcoólicas, na verdade, não é o fato delas serem metabolizadas rapidamente pelo organismo, e sim o fato de que, enquanto isso acontece como prioridade (já que a intenção é eliminar o álcool o mais rápido possível do corpo), o processo de quebras de gorduras é interrompido.

Por isso que não é bom comer alimentos muito gordurosos enquanto toma cerveja.

Pirâmide alcoólica

De modo geral, é recomendável escolher bebidas de menor teor alcoólico. E como diferenciar uma da outra? Simples: analisando a chamada pirâmide alcoólica, que coloca os drinks com menores níveis de álcool na base e as mais prejudiciais no topo da pirâmide.

Veja como ela funciona e descubra quais tipos de bebidas alcoólicas engordam mais:

1.  Na parte de baixo, encontramos bebidas que não ultrapassam 10-12% de etanol e, portanto, têm por volta de 100 calorias por cada 100 ml. Entre elas estão a cerveja, o vinho tinto, vinho branco seco (ou doce), cidra e champanhe.

  • 1 lata de cerveja: 147 calorias
  • 1 taça de vinho tinto: 110 calorias
  • 1 taça de vinho branco seco: 107 calorias
  • 1 taça de champanhe: 90 calorias
  • 1 cálice de licor: 68 calorias

2. No meio da pirâmide encontramos bebidas cujo teor alcoólico está entre 12-20%. Seu aporte calórico é levemente superior: por volta de 150-200 calorias por cada 100 ml. Entre elas estão os vinhos do porto e xerez.

  • 1 taça de vinho branco doce: 176 calorias

3. Já no topo, estão as bebidas com teor alcoólico mais elevado, que têm mais de 30% de etanol em sua composição, superando as 200 calorias por cada 100 ml. Além disso, algumas delas podem conter açúcar simples, que adicionam calorias vazias à bebida. Uísque, rum, gim, tequila, licor e conhaque são alguns exemplos.

  • 1 dose de uísque: 240 calorias