Beber café à tarde custa uma hora de sono

Atualizado em 19 de fevereiro de 2018

|

POR Redação

Quem gosta de beber café à tarde ou depois do almoço para dar aquele “upgrade” no astral pode estar arriscando seu sono à noite. Isto é o que indica um estudo norte-americano da Universidade Wayne State, nos Estados Unidos.

Para os pesquisadores, o problema não é apenas consumir a bebida antes de ir para a cama, mas, sim, tomar café até seis horas antes de dormir, pois isso pode custar até uma hora a menos de sono.

Os efeitos de beber café à tarde

Durante quatro dias, os cientistas investigaram os hábitos de sono de 12 voluntários que receberam comprimidos com 400 mg de cafeína, o equivalente a duas xícaras de café.

Neste período, eles consumiram as doses entre três e seis horas antes de dormir. Um destes comprimidos era um placebo, ou seja, sem cafeína. Para medir a qualidade de sono, foi utilizado um monitor e uma espécie de “diário de sono”.

Os resultados, que foram publicados no Journal of Clinical Sleep Medicine, apontam que a cafeína consumida em até seis horas antes de dormir elimina uma hora de sono. Isto acontece porque a cafeína interrompe o fluxo da melatonina, uma substância química que influencia o sono.

Benefícios para quem tem problemas de sono

Por esta razão, o estudo passou a ser objeto para que especialistas passassem a indicar o consumo de café apenas nas primeiras horas do dia ou antes do almoço. Segundo eles, desta forma não deverá haver nenhuma interferência no sono.

Essa mudança na indicação pode ajudar pessoas que têm insônia ou outros distúrbios do sono a lidar melhor com o problema, contribuindo para uma noite de sono melhor.

Mas os benefícios têm tudo para serem estendidos também para quem não costuma ter dificuldades para dormir. Afinal, dormir bem é fundamental para estar disposto no dia seguinte.