7 opções de comidas de Natal e Ano Novo mais saudáveis

Atualizado em 20 de fevereiro de 2019

|

POR Redação

Quando pensamos nas festas de final de ano, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça são as comidas de Natal e Ano Novo — além dos presentes. Entra ano, sai ano e parece que as ceias natalinas e de réveillon estão cada vez mais atraentes e deliciosas. Mas calma! É possível se esbaldar no final do ano sem estragar sua alimentação.

E não é papo de “louco da dieta”, não. Ninguém merece passar as festas sem poder comer coisas gostosas, então achamos que seria legal compartilhar algumas dicas para aproveitar o Natal e o Ano Novo sem esquecer da alimentação saudável.

A primeira dica eu já te adianto: procure manter o bom senso e aproveite a festa para rever familiares, se divertir e não se arrepender no dia seguinte por ter saído da linha! Afinal, adianta nada comer mais do que deveria na ceia e depois passar quase um dia inteiro sem colocar nada na boca para “compensar” a gula, certo?

E que tal trocar a tradicional ceia calórica e gordurosa por uma ceia mais saudável, menos calórica e tão gostosa quanto?

Alguns cuidados simples na hora de comprar os alimentos e prepará-los podem tornar as comidas de Natal e Ano Novo bem mais saudáveis e muito saborosas. E de quebra você ainda se livra da culpa por ter exagerado às vésperas de mergulhar na praia ou na piscina.

Para ajudar você a fazer escolhas inteligentes, fizemos uma tabela em que comparamos dois tipos de ceias: uma tradicional, com os alimentos clássicos dessa época, e outra mais saudável, com alimentos típicos também, só que em versões mais light. Confira!

CEIA TRADICIONALCEIA LIGHT
Pernil assado com damascosPeru Natalino
Arroz à grega
Arroz com brócolis
Farofa natalinaFarofa simples
Maionese de maçã
Salada de Alface Roxa, Pêra e Alcachofra
Bolo de nozes com cremeFlan de frutas

Viu como não são mudanças radicais? Já os benefícios, estes sim são radicais.

Neste ano, escolha as comidas de Natal e Ano Novo certas

Como? Veja abaixo!

1. Peru

Ótima opção de carne magra para o Natal, pois é um fonte proteica com baixo teor de gordura. Ainda contém ferro, potássio, magnésio e alto teor de vitamina B3 (niacina), cujo principal benefício para a saúde é ajudar na redução do colesterol e do risco de doenças cardíacas.

2. Nozes

As nozes são muito tradicionais nas festas de final de ano e não devem ser excluídas do menu. Elas são ricas em magnésio, fósforo, zinco, niacina e outras vitaminas do complexo B, além de vitamina E e ácidos graxos essenciais (que são gorduras benéficas para nosso corpo).

Fora isso, a noz também é considerada um antioxidante importante, pois impede a destruição celular ocasionada por radicais livres e pode ajudar até mesmo na proteção contra doenças coronarianas.

Mas é bom ficar de olho apenas na quantidade, pois nozes são extremamente calóricas!

3. Avelãs

Assim como as nozes, castanhas e amêndoas, a avelã é rica em cálcio, gorduras boas e em ômega 3 e 9, que auxiliam no combate à inflamação das células decorrente do consumo de açúcar, corantes, agrotóxicos e gorduras ruins.

4. Uva

As uvas, principalmente as vermelhas, são fonte de flavonoides — substâncias que aumentam a concentração de antioxidantes no sangue e melhoram o estado de coagulação, contribuindo para redução do risco de doenças cardiovasculares.

5. Damasco

O damasco é o alimento ideal para servir como petiscos ou sobremesas, pois é saboroso, de fácil digestão, rico em fibras, betacaroteno (importante antioxidante) e potássio (mineral essencial para o funcionamento adequado dos nervos e músculos).

6. Lentilha

Boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais ao organismo. Além disso, a lentilha é rica em fibras insolúveis, importantes para o funcionamento do intestino, e fibras solúveis, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol no sangue.

7. Bacalhau

Este tipo de peixe é rico em vitamina B12 e contém níveis satisfatórios de ácidos graxos ômega 3, que previnem a hipertensão, a inflamação e o colesterol alto, podendo ainda evitar doenças cardíacas e circulatórias também.